SÓ NÃO SE ENGANA QUEM CEDE AO MEDO DE CAMINHAR NO DESCONHECIDO - SÓ SE PERDE AQUELE QUE NÃO ESTÁ SEGURO DO RUMO QUE ESCOLHEU.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Um testemunho histórico e corajoso - Lições para o presente e para o futuro (4)


Com esta transcrição, encerro as transcrições de tomadas de posição de uma comunista soviética corajosa, Tatiana Khabarova, quando Gorbatchov estava ainda no auge do seu poder autocrático. Trata-se de textos absolutamente indispensáveis para se conhecer os acontecimentos, seus antecedentes históricos, suas causas e motivações, no decurso desses anos finais do assassinato metódico, frio e premeditado, do socialismo na União Soviética, pela mão daqueles que se afirmavam comunistas.
Escrito em Nov/1988, sob o título "Porque criticamos Gorbatchov",  é uma crítica frontal e desassombrada às pantominices económicas e políticas gorbatchovianas, uma critica verdadeiramente premonitória do descalabro e posterior derrocada do socialismo na URSS.
Deixo-vos somente dois parágrafos, à guisa de introito, com o link para o site onde está editada, para uma sua tranquila e muito útil  leitura integral, neste fim-de-semana próximo.
(http://www.hist-socialismo.com/docs/Khabarova_Porque_Criticamos_Gorbatchov_1988.pdf)
 
 
"(...) Há coisas que não podem ser em «simultâneo» socialistas e capitalistas, como uma mulher não pode ser ao mesmo tempo virgem e parturiente; não existe nenhuma concorrência «socialista» de investimentos ou um «desemprego» socialista ou uma exploração «socialista» de um trabalhador assalariado por um privado. Lá onde tudo isto existe, simplesmente não há socialismo.
São por isso absolutamente justificadas a irritação e indignação crescentes das pessoas com os chamados «salários» dos actuais cooperativistas; as pessoas sentem nas «entranhas» que não se trata de «salários», mas exactamente de rendimento, com frequência especulativo.
Toda a teoria económica de Marx assenta na simples premissa(perfeitamente captada pelo instinto de classe dos trabalhadores) de que uma pessoa não pode (e não deve) ganhar mais do que o salário, isto é, o custo socialmente estabelecido da reprodução alargada das suas capacidades laborais. Tudo o resto é o sobreproduto, o qual tem sempre uma natureza social, e por isso, num regime social judicioso, é sujeito à socialização: consolidação, distribuição e utilização através de canais sociais.
A partilha do sobreproduto antes de entrar nas «artérias» da sociedade, a criação de condições para essa partilha são relações económicas de apropriação privada, burguesas pela sua natureza, para cujos perigos do seu desenvolvimento «no domínio do comércio, etc.,» V.I. Lénine alertou frontalmente e sem reservas no momento da introdução da NEP."(...)

(...)"Está bem de ver, de resto, que os artífices de todos estes «longos processos» que se arrastam infinitamente, bem como os autores das respectivas «concepções», não viveram um só dia a rotina quotidiana de quem espera por melhores condições, à qual condenaram os seus concidadãos: não, para eles tanto o «comunismo» como o «socialismo amadurecido» surgiram imediatamente e em pleno, e não dentro de 18 ou 20 anos.
A este respeito Mikhail Gorbatchov não é excepção. Em mais de três anos nunca vimos a sua esposa, essa «primeira-dama» do Estado operário-camponês, duas vezes com o mesmo vestido ou fato, nem sequer com o mesmo casaco de peles ou com o mesmo conjunto de joalharia. Percebe-se que com um tal tipo de vida se possa planear facilmente a «perestroika» para um prazo de mais duas décadas no mínimo."(...)
 

1 comentário:

Unknown disse...

Notável.
Lamento que textos destes não tenham circulado extensivamente quer lá na URSS, quer aqui, quer alhures.
Fiz o download do documento completo e li com toda a atenção. Apesar de ser extenso senti que muito ficou por dizer e analizar. Outros factos e atropelos tiveram lugar e por certo outros camaradas terão disso consciência. Espero que a seu tempo correctas conclusões possam contribuir para justas soluções de governo e de poder.
Finalizo com a reafirmação do meu desprezo ideológico à tal classe pequeno-burguesa tão dificil de associar connosco, tão difícil de combater quando preciso e ainda tão evidentemente na origem de tantos males que afectam a maioria da população mundial.
São muitas vezes autênticos cãos-de-fila a lutar pelos seus donos...