SÓ NÃO SE ENGANA QUEM CEDE AO MEDO DE CAMINHAR NO DESCONHECIDO - SÓ SE PERDE AQUELE QUE NÃO ESTÁ SEGURO DO RUMO QUE ESCOLHEU.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A UE imperialista e as lutas de massas em curso.


Na tarde de ontem, quinta-feira, 19 de Maio, muitos milhares de trabalhadores portugueses saíram às ruas em Lisboa e no Porto (50.000, em Lisboa, e 15.000, no Porto, segundo a CGTP), desfilando em manifestações patrióticas e de combate, prosseguindo assim a luta contra o assalto e a ingerência da "troika" imperialista (FMI/BCE/UE) e contra a submissão e a traição da "troika" dos partidos (PS/PSD/CDS) que estão ao serviço da primeira, combatendo energicamente as medidas de espoliação e sobre-exploração que estes congeminaram e continuam a preparar, pela surda, na mansidão dos seus gabinetes e nos encontros que têm com os banqueiros e outros representantes da grande burguesia nacional e europeia.




Para uma justa avaliação do elevado grau de adesão a estas manifestações, deve ter-se em conta o contexto no qual elas se realizaram. A pouco mais de duas semanas de distância das eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho, num ambiente político profundamente degradado pelas sujeiras eleitoralistas que, diariamente e às pazadas, os partidos da burguesia protagonizam, num revoltante festival de manipulação das mentes e utilizando as suas televisões e os seus jornais "de referência"(!) é, na verdade, um facto notável a realização destas manifestações, com a participação de tantos milhares de trabalhadores.



Na verdade, os portugueses vivem hoje imersos numa "sopa" ideológica que lhes martela as consciências e lhes caustica a vontade de agir, nos noticiários, nos painéis e debates dos comentaristas encartados, na cobertura até à náusea de tudo o que constitua pasto adequado para a ocultação e mistificação da realidade - casamentos reais, beatificações, futebol, crimes, etc, etc -com o objectivo de nos manterem distraídos daquilo que de essencial se joga nestes dias, desatentos do quanto decisivo é este período para as nossas vidas e para as vidas das gerações mais jovens.



Esta actividade ideológica dissolvente e castradora desaba sobre nós em vagas consecutivas, com consequências no estado de espírito e no ânimo de grande parte da população, conduzindo à apatia, à descrença, à resignação e desenvolvendo pensamentos de conformismo e de impotência em muitos trabalhadores, quando já hoje são vítimas da exploração mais desapiedada.




Simultâneamente, observamos que esses fenómenos de desmotivação, de perda de firmeza política e ideológica, frequentemente expressas em reacções de apatia perante as ofensivas do inimigo de classe, atingem também dirigentes operários e sindicais, fazendo-os perder combatividade e dissolvendo-lhes o nervo de classe. E dissolvido esse nervo de classe, está meio caminho andado para a falta de empenhamento e para o atentismo e a passividade, daí passando facilmente ao comodismo, ao "dolce far niente" das actividades pessoais e familiares, à acomodação ao "status quo", à preservação individualista das situações do seu próprio bem-estar pessoal e perdendo a perspectiva da luta colectiva, quebrando os elos de ligação e contacto com a classe e caindo na malha das teorias "pragmáticas" e "possibilistas", considerando aceitáveis aquelas ideias-tipo do oportunismo, do género "isto já não vai lá no meu tempo", e, "afinal, já lutei muito, já tenho direito a alguma paz e conforto".



Tais comportamentos, nalguns casos até em quadros com boas provas dadas durante anos, são a resultante directa do impacto fortíssimo da ofensiva ideológica dos numerosos agentes e canais ao serviço do grande capital, levando esses camaradas a induzir - mesmo que involuntariamente -, nos militantes e activistas menos preparados que os rodeiam, vícios de comportamento e atitudes oportunistas, distorcendo e fragilizando a linha política de classe das organizações operárias que dirigem, um fenómeno com consequências muito negativas nas suas actividades e avaliações e originando gravíssimos atrasos e erros nas respostas, acções e atitudes das massas trabalhadoras e de outras camadas sociais exploradas, quando estas se vêem frente-a-frente com o seu inimigo de classe.




Exactamente por todas estas razões, sim, valorizemos a grande dimensão da adesão de tantos milhares de trabalhadores às manifestações que ontem tiveram lugar em Portugal, nas circunstâncias particulares deste período pré-eleitoral em curso e com os traços adversos mencionados que estão presentes na actual situação política portuguesa.
Entretanto, as lutas de classe prosseguem e redobram de intensidade também noutros países europeus, igualmente sob o fogo do ataque em larga escala que o grande capital desenvolve contra os povos. Da edição de ontem do jornal "Avante!", transcrevem-se as notícias sobre duas importantes jornadas de luta.




A primeira, sobre a segunda greve geral realizada este ano na Grécia:




"Greve geral paralisa Grécia




Quando se anuncia um novo memorando com a troika FMI/BCE/UE, que impõe novos sacrifícios ao povo, o clima social na Grécia torna-se cada vez mais explosivo à medida que o país se vai afundando na depressão.
Após um ano de duras medidas de austeridade, que já retiraram um terço do poder de compra a amplas camadas de trabalhadores, muitos são aqueles que se interrogam: para onde foi o dinheiro? O descrédito dos partidos burgueses cresce à razão do agravamento dos problemas do país: o desemprego, que duplicou em menos de dois anos, atinge 15,1 por cento; as contas públicas degradam-se; o Estado resvala perigosamente para a bancarrota e volta a estender a mão à «ajuda» externa.
Sem outra cura que não provoque a morte do paciente, o poder burguês esforça-se para conter as convulsões das massas, manobra com mais promessas, abafa protestos com repressão, mas sente que a situação ameaça fugir ao seu controlo.
Na última semana, marcada pela grande greve geral de dia 11, que paralisou a generalidade dos sectores de actividade, os cordões policiais foram reforçados com novos contingentes, especialmente junto ao parlamento, local a que afluíram milhares de manifestantes.
A maior manifestação em Atenas, organizada pela PAME, a central sindical de classe grega, chegou ao fim sem incidentes. Porém, o desfile das centrais reformistas GSEE e ADEDY, no qual se infiltraram elementos provocadores, terminou em violentos confrontos com a polícia. Os agentes dispararam granadas de gás lacrimogéneo e atacaram brutalmente os manifestantes a pontapé e à bastonada. Uma das muitas vítimas foi levada para o hospital entre a vida e a morte.



(...) O anúncio de um novo pacote de austeridade pelo governo de Papandreu foi a contrapartida exigida pela troika FMI/BCE/UE para conceder à Grécia mais um balão de oxigénio e assim impedir o colapso das finanças. A imprensa fala num novo empréstimo de 50 a 60 mil milhões de euros, que se irão somar aos 110 mil milhões de euros contraídos em Maio de 2010, totalizando cerca de dois terços do Produto Interno Bruto.
Todavia, se os grandes bancos franceses e alemães, detentores de uma grande parte da dívida grega, podem esfregar as mãos, seguros de que continuarão a receber juros usurários, a esmagadora maioria do povo helénico está confrontada com uma deterioração sem precedentes das suas condições de vida.
As medidas preconizadas pelo governo visam mais cortes nos salários dos trabalhadores da administração pública e das antigas empresas públicas, nas prestações sociais, na Saúde, Educação, protecção e Segurança Social, a desregulamentação laboral e o aumento de impostos sobre o consumo.
No dia em que, pela segunda vez este ano, tudo estava parado na Grécia, não havia comboios nem barcos, jornais ou noticiários, a secretária-geral do Partido Comunista da Grécia, Aleka Papariga, presente na manifestação da PAME, acusou o governo de estar a conduzir o país para uma «bancarrota organizada e controlada» e sublinhou que ao povo trabalhador cabe «escrever em letras grandes a sua página na história deste país. A sua raiva precisa de se transformar em força para que possam passar ao contra-ataque. Não há outro caminho.»




E, a segunda, sobre as grandes manifestações que no último domingo tiveram lugar em Espanha, com forte participação da juventude, ainda que marcadas por traços de espontaneísmo e pela ausência de uma condução política consequente:




"Na rua pelo futuro




Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se no domingo, 15, em mais de 50 cidades de Espanha, exigindo emprego, salários e melhores condições de vida.
As manifestações, convocadas pelo movimento «Democracia Real, Já», decorreram sob lema «Não somos mercadorias nas mãos dos políticos e banqueiros», e tiveram uma forte participação sobretudo de jovens estudantes, à procura do primeiro emprego ou em situação de precariedade, mas também de trabalhadores de vários sectores e reformados.
À semelhança do movimento português «Geração à Rasca», a plataforma foi lançada nas redes sociais da Internet. Teve origem nos meios universitários de Madrid, com a criação do grupo «Juventude sem Futuro», mas depressa ganhou o apoio de centenas de associações e organizações por todo o país, designadamente de ecologistas e da associação internacional ATTAC, que reclama a taxação das transacções financeiras, bem como de professores, poetas e escritores.
Os seus porta-vozes fazem questão de se demarcar dos partidos políticos e dos sindicatos, e alguns apelam mesmo ao abstencionismo eleitoral. No manifesto da «Democracia Real, Já», defendem a ideia de uma «revolução ética», todavia consideram «obsoleto e antinatural o sistema económico vigente», que «se consome a si próprio, enriquecendo uns poucos e afundando na pobreza e na penúria os restantes. Até ao colapso.»
Em Madrid, onde se concentrou o maior número de manifestantes, 25 mil segundo os organizadores, o desfile terminou, ao princípio da noite, na praça Porta do Sol, onde o escritor José Luis Sampedro, de 94 anos, instou os jovens a insurgir-se de forma pacífica contra a «tirania financeira e as suas consequências devastadoras». Posteriormente grupos radicais cortaram o trânsito e envolveram-se em confrontos com a polícia, que efectuou várias cargas para dispersar os manifestantes e fez várias detenções.
No entanto, um grupo de jovens decidiu ficar pacificamente na praça durante a noite, repetindo a acção na madrugada de terça-feira, quando, cerca das 5.30 horas, algumas centenas de jovens foram expulsos do local pela polícia.

Concentrações importantes tiveram ainda lugar, no domingo, em Barcelona (15 mil pessoas) – onde já na véspera se tinham manifestado perto de 30 mil pessoas contra os cortes sociais do governo catalão –, Valência (8 mil), Córdova (7 mil), Sevilha (6 mil), Granada, Saragoça, Múrcia, Las Palmas e Tenerife (5 mil em cada), Málaga e Alicante (4 mil), entre muitas outras. Em todas elas surgiram protestos contra as medidas de austeridade, o desemprego, os cortes nos salários e nas pensões: «Sem casa, sem trabalho, sem pensão e sem medo», tal é o lema da «Juventude sem Futuro» que promete mais mobilizações.





Em linha com estas duas notícias sobre as lutas na Europa, uma outra divulgada na imprensa, sobre a reunião há dias realizada pelo chamado ECOFIN, dava-nos conta do seguinte:




"Os ministros das Finanças europeus começaram a usar a palavra maldita 'R', ainda que com o prefixo 'suave'. Agora é oficial: a Grécia vai necessitar de uma reestruturação da sua montanha de obrigações na dívida soberana. Os políticos europeus começam a acertar o passo com os mercados financeiros, ainda que com seis meses de atraso, e inventando o novo termo", diz ao Expresso Jens Bastian, economista em Atenas na Eliamep, a Fundação para as Políticas Europeia e Internacional, e um conhecido analista e comentador na imprensa grega.
A Reuters apressou-se a dizer que tal termo - "re-profiling" - não existe no léxico financeiro. A ideia é levar os credores da dívida a aceitar a troca de dívida de menor prazo por dívida de longo prazo, permitindo um reescalonamento voluntário, estendendo as maturidades, evitando, formalmente, que se declare um "evento de crédito" (eufemismo técnico para default). A missão dos gregos - certamente com alguma "ajuda" da depressão política por parte das grandes potências europeias - será a de convencer os credores privados a aceitarem serem pagos mais tarde.
O processo da Grécia parece um filme em vários episódios, recorda Bastian. Começou com um resgate especial - ainda antes dos mecanismos depois criados a que já recorreram a Irlanda e Portugal -, depois foram estendidas as maturidades do empréstimo de 3,5 anos para 7 anos e foi reduzida a taxa de juro dos empréstimos da parte europeia de 5,2% para 4,2%. Em seguida, mais recentemente, começou a falar-se da necessidade de um plano suplementar - cujos valores variam entre €30 a 100 mil milhões, consoante as análises - ao resgate inicial que trouxe um envelope de €110 mil milhões. Finalmente, começa a soletrar-se a palavra "R".




Isto é, perante as lutas e o descalabro que as suas receitas de "ajuda" estão já a originar nos países que primeiro se renderam à sua aplicação (Irlanda e Grécia), o capital manobra simultâneamente com os seus dois propósitos clássicos: a) amortecer o impacto da luta dos trabalhadores e o reforço das suas alianças sociais com outras classes e camadas anti-monopolistas; b) tentar "sacar" pelo menos uma parte do planeado assalto aos rendimentos do trabalho, perante a perspectiva cada dia mais próxima e real de os povos agredidos constatarem a impossibilidade prática de o fazerem e se recusarem a pagar as dívidas dos banqueiros e dos grandes grupos económicos, com isso originando a temida bancarrota destes países e o correspondente colapso do sistema do euro.





A fecharmos este rápido painel da actualidade, dedicado aos últimos desenvolvimentos da renhida confrontação das antagónicas forças de classe no teatro europeu, mencionemos uma notícia de ontem sobre as declarações da representante do imperialismo anglo-franco-alemão, Ângela Merkel, acerca dos direitos laborais dos gregos, dos espanhóis e dos portugueses, a qual, usando termos de uma arrogância já descarada e desbragada, afirmou que os trabalhadores têm que passar a ter férias mais curtas e a só obter o direito à reforma nos anos de uma velhice mais avançada. Disse ela:




"Não se trata só de não contrair dívidas, em países como a Grécia, Espanha e Portugal, as pessoas não devem poder ir para a reforma mais cedo do que na Alemanha", afirmou a chanceler num comício partidário na terça-feira à noite, em Meschede (Renânia).
"Todos temos de fazer um esforço, isso é importante, não podemos ter a mesma moeda, e uns terem muitas férias e outros poucas", advertiu Merkel.

Esta "senhora", mentindo e ocultando, p. ex., o facto de os salários alemães serem qualquer coisa como seis vezes os salários dos portugueses e que os horários de trabalho na "sua" Alemanha são bem mais curtos e sem os prolongamentos ilegais que aqui se verificam e sem direito a qualquer pagamento extra, esta "Chefe", numa outra iniciativa da sua juventude partidária (neonazi?), afirmou também que a sociedade multi-cultural é "um modelo totalmente fracassado" (!)




Cada dia que passa fica assim mais claro que as classificações que vimos atribuindo à UE - federalista, ultraliberal e militarista - já são insuficientes. A estas torna-se agora indispensável adicionar-lhes outras, actuais: imperialista, xenófoba (mesmo já adentro das suas fronteiras!), ditatorial, neofascista.




E é a estas realidades que se deve prioritariamente atender, para se entender como se tornou prioritário e crucial reforçar os laços de solidariedade combatente entre as organizações comunistas e operárias que se batem, à frente dos seus povos, na luta anti-imperialista que travam contra as potências mandantes da UE, combatendo as suas criminosas ofensivas anti-operárias e anti-populares, defendendo com honra o direito à independência e à soberania dos seus países, hoje sujeitos a poderes ditatoriais por via das traições anti-patrióticas que diariamente são praticadas pelos seus governos e pelos partidos políticos que os apoiam.




Esta não é a Europa dos Povos, da Liberdade, da Solidariedade, da Democracia e da Paz. Esta UE é o inimigo nº. 1 dos povos europeus, o aríete imperialista usado para os subjugar e oprimir, o inimigo comum contra o qual os trabalhadores e os partidos operários devem cerrar fileiras, tendo por objectivo final a sua destruição e substituição por uma verdadeira União de povos soberanos, tendo por fundamento principal a livre cooperação, assente nos seus interesses recíprocos e mutuamente vantajosos.




No relacionamento entre partidos operários e movimentos sindicais de classe, talvez nunca antes como agora se deverá aplicar e cumprir escrupulosamente a conhecida consigna dos nossos clássicos: "Proletários de todo o Mundo, Uni-vos!"





Sem comentários: