SÓ NÃO SE ENGANA QUEM CEDE AO MEDO DE CAMINHAR NO DESCONHECIDO - SÓ SE PERDE AQUELE QUE NÃO ESTÁ SEGURO DO RUMO QUE ESCOLHEU.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A criminosa guerra de agressão EUA/Nato no Afeganistão em relato directo

Pela óbvia importância política da notícia, directamente recolhida no sítio da fonte e com tradução automática, transcreve-se abaixo o texto hoje publicado pela "WikiLeaks".
A reacção do governo dos EUA é a mais cabal confirmação da veracidade das informações "vazadas".
Acompanhemos atentamente os próximos desenvolvimentos de mais este episódio - importante -, no imparável desmascaramento do carácter criminoso e neonazi desta guerra de agressão, neste período extremamente grave que estamos vivendo  de ofensiva do imperialismo norte-americano sobre os povos, tanto no continente asiático como na América Latina.


"WikiLeaks divulgou hoje mais de 75.000 relatórios secretos militares E.U. cobertura da guerra no Afeganistão.


A guerra afegã Diário de um compêndio extraordinário secreto de mais de 91 mil relatórios que cobrem a guerra no Afeganistão 2004-2010 . Os relatórios descrevem a maioria dos mortais acções militares envolvendo os militares dos Estados Unidos . Elas incluem o número de pessoas internamente indicado para ser mortos, feridos ou detidos durante cada acção, em conjunto com a localização geográfica exacta de cada evento, e as unidades militares envolvidas e grandes sistemas de armas usadas.


O Diário da Guerra do Afeganistão é o arquivo mais importante sobre a realidade da guerra, nunca foram divulgadas no decurso de uma guerra. As mortes de dezenas de milhares de pessoas é normalmente apenas uma estatística , mas o arquivo revela os locais e os eventos -chave por trás da maioria destas mortes cada . Esperamos que a sua libertação levará a uma compreensão abrangente da guerra no Afeganistão e fornecer as matérias-primas necessárias para mudar o seu curso.


A maioria das entradas foram escritas por soldados e oficiais da inteligência ouvindo pelo rádio , em relatórios de implantação da linha de frente . No entanto, os relatórios também contêm informações relacionadas com a inteligência da Marinha , E.U. Embaixadas e relatórios sobre a corrupção e actividades de desenvolvimento no Afeganistão .


Cada relatório é constituído por tempo e localização geográfica exacta de um evento que o Exército E.U. considera significativo. Ele inclui vários outros campos padronizados : o tipo geral do evento ( combate, luta contra terceiros, propaganda , etc ), a categoria do evento , segundo a classificação por E.U. Forces, quantos foram presos , feridos e mortos de civis, aliados , nação anfitriã forças, e inimigo, o nome da unidade de referência e uma série de outros campos, o mais importante dos quais é o sumário - uma descrição do idioma Inglês dos eventos que são abordados no relatório.


O Diário está disponível na web e podem ser vistas em ordem cronológica e por mais de 100 categorias atribuído pelas Forças E.U. tais como: " a escalada de força ", " fogo amigo "," reunião de desenvolvimento , etc Os relatórios podem também ser visto pelos nossos gravidade " medida , o número total de mortos , feridos ou detidos . Todos os incidentes têm sido colocadas em um mapa do Afeganistão e pode ser visto no Google Earth limitado a uma determinada janela de tempo ou lugar . Desta forma, o desenrolar dos últimos seis anos de guerra podem ser vistos.


O material mostra que começar a cobrir -ups no chão. Ao relatar suas próprias atividades Unidades E.U. estão inclinados a classificar civis como insurgente mata mata, minimizar o número de pessoas mortas ou dar desculpas para si mesmos. Os relatórios, quando feitas sobre outras unidades E.U. militares são mais susceptíveis de serem verdadeiras, mas ainda abaixo de jogar críticas. Inversamente , quando a elaboração de relatórios sobre as ações de non-US forças ISAF os relatórios tendem a ser abertas ou crítica e ao relatar sobre o Taliban e outros grupos rebeldes, o mau comportamento é descrito em detalhes abrangente. O comportamento das autoridades do Exército afegão e do Afeganistão também são freqüentemente descritos.


Os relatórios vêm E.U. Exército , com excepção das actividades mais Forças Especiais . Os relatórios em geral, não abrange as operações do alto-segredo ou europeu, e outras operações de forças da ISAF . No entanto, quando uma operação conjunta, envolvendo as unidades do Exército regular ocorre , os detalhes dos parceiros do Exército são muitas vezes reveladas. Por exemplo, uma série de operações sangrentas pela Task Force 373, uma unidade secreta E.U. assassinato de Forças Especiais , estão expostos no Diário - incluindo um ataque que levou à morte de sete crianças.


Este arquivo mostra a vasta gama de pequenas tragédias que quase nunca são divulgados pela imprensa , mas que representam a esmagadora maioria das mortes e ferimentos.


Temos atrasou a liberação de cerca de 15.000 relatórios do total de arquivo como parte de um processo de minimização de danos exigidos pela nossa fonte. Após nova análise , esses relatórios serão publicados , com redações ocasional e, eventualmente, na íntegra, como a situação da segurança no Afeganistão licenças.

Outras informações dos nossos parceiros de mídia:

•Der Spiegel : http://www.spiegel.de/international/world/0 , 1518,708314,00 . html


•The Guardian : http://www.guardian.co.uk/world/series/afghanistan-the-war-logs


•The New York Times: http://www.nytimes.com/interactive/world/war-logs.html"

Sem comentários: