SÓ NÃO SE ENGANA QUEM CEDE AO MEDO DE CAMINHAR NO DESCONHECIDO - SÓ SE PERDE AQUELE QUE NÃO ESTÁ SEGURO DO RUMO QUE ESCOLHEU.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Muntazer al-Zaidi - O jovem patriota iraquiano acusa!


Muntazer al-Zaidi, o jornalista iraquiano que atirou os sapatos contra o ex-presidente dos EUA George W.Bush, foi ontem libertado e afirmou ter sido torturado.


Pouco tempo depois da sua prisão, foi desencadeada uma campanha mediática contra a dignidade deste jovem patriota iraquiano, com a imprensa chamada "ocidental" propalando a mentira que ele teria manifestado arrependimento e pedido desculpas ao títere "presidente" do Iraque. Muitos de nós, nessa altura, duvidamos de tais "notícias", sabendo o quanto a sua atitude digna e corajosa tinha deixado exposto ao ridículo o facínora Bush, e, despoletado uma enorme onda de solidariedade em todo o mundo, especialmente nos países árabes e muçulmanos mas que irradiou por numerosas capitais e cidades, com centenas de milhares de pessoas manifestando-se pelas ruas e deixando montanhas de sapatos espalhados, destinados ao alvo do gesto de revolta de Muntazer al-Zaidi. No acto da sua libertação, o jornalista iraquiano deu provas - de novo - da sua dignidade e do quanto foi justa a solidariedade para com ele de milhões de pessoas em todos os continentes.

Hoje e aqui, a notícia e o espaço voltam a ser-lhe destinados, como aquando das primeiras linhas escritas neste blog que o seu gesto muito inspirou, revelando como a atitude justa de um só indivíduo, no sítio e na hora certas, foi capaz de desencadear consequências políticas tão poderosas. Afirmando o valor e a relevância do factor subjectivo na luta e na história humanas.

Aqui ficam, a notícia e estas considerações, simples mas sentidas, como uma homenagem - renovada - à dignidade e à coragem deste jovem iraquiano, hoje de novo "cidadão do mundo".



"Fui torturado da forma mais violenta, espancado com cabos eléctricos e barras de aço", disse Muntazer al-Zaidi, no encontro com a imprensa, ontem em Bagdad. Momentos após ser libertado, o jornalista que atirou os seus sapatos contra o ex-presidente americano George W. Bush, exigiu que o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, lhe peça desculpas pela forma como foi tratado na prisão.
De barba e tendo ao pescoço um cachecol com as cores da bandeira do Iraque, reafirmou à imprensa não estar arrependido do que fez em Dezembro de 2008.
"Acredito que o que fiz foi correcto", afirmou Al-Zaidi, de 30 anos, no encontro que manteve no canal de televisão onde então trabalhava, Al-Baghdadia. E adiantou: "Foi contra o criminoso de guerra George W. Bush. Ele destruiu o meu país e destruiu a minha nação e seis anos depois veio a Bagdad, cantando vitória e desejando dizer adeus às suas vítimas."
Depois de tudo o que passou, o recém-libertado jornalista não pede indemnizações nem um tratamento especial mas apenas que o chefe do Governo iraquiano lhe peça desculpas por ter faltado à verdade. "Exijo ao primeiro-ministro que me peça desculpa por ter escondido a verdade", disse e explicou que "Maliki garantia ao país que não descansaria enquanto não tivesse a certeza do que se passava comigo, precisamente quando eu estava a ser barbaramente torturado." Uma prova óbvia? A falta de um dente que lhe foi partido quando o espancaram logo no dia em que foi detido.
"Me abandonaram em um local onde não estava protegido do frio", acrescentou, antes de afirmar ter sido vítima do afogamento simulado, uma técnica de interrogatório utilizada pela CIA com os suspeitos de terrorismo depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001
A família do jornalista revelou, por seu turno, que ele tinha sido queimado com cigarros e que os médicos da prisão lhe tinham "injectado substâncias desconhecidas" sempre que ele recusara escrever uma carta a pedir desculpas a Bush e a Maliki.
Ainda de acordo com declarações de familiares ao diário britânico Times, o repórter deve partir em breve para a Grécia, onde irá "receber cuidados médicos, físicos e psíquicos". Muntazer al-Zaidi, durante a sua permanência na Grécia, estará acompanhado por um dos seus três irmãos.
Adenda 1 (16/9):
Confirmando a coragem da sua atitude na denúncia dos serviços secretos norte-americanos, em entrevista colectiva concedida na sede da emissora em que trabalhava, Muntazer al-Zaidi afirmou que "os serviços de inteligência dos EUA e seus serviços afiliados não pouparão esforços para me apresentar como insurgente revolucionário", acrescentando que tais serviços secretos deverão usar "todos os meios para me matarem", tudo farão para liquidá-lo "física, social e profissionalmente".
Adenda 2 (17/9)
Segundo informação do "Avante!", recusando o título de herói e afirmando que herói é o povo do Iraque, Al Zaidi classificou o seu gesto como justificável face aos «mais de um milhão de mártires, centenas de milhares de estropiados de guerra e cinco milhões de deslocados». «Não conseguia descansar ao lembrar-me das imagens dos assassinados, viúvas e refugiados. As nossas cidades transformaram-se em casas de condolências», acrescentou citado pela EFE.«O que fiz foi uma reacção à injustiça, à humilhação, à destruição provocada ao povo iraquiano e ao nosso país», concluiu.

6 comentários:

Diogo disse...

Isto fez-me lembrar a grande vitória de Barroso.

joseluz disse...

Parabéns Filipe,pelo seu pequeno,mas excelente texto de denúncia e solidariedade com o jovem jornalista,Muntazer al-Zaidi e pela causa do povo Iraquiano.
No entanto,só tenho a lamentar que a alta dignidade de Muntazer al-Zaidi,contrarie e muito a falta de dignidade demonstrada pelo P"C"Iraquiano,que desde a primeira hora se mostrou um aliado activo,das politicas belicistas e imperialistas do FACÍNORA Bush,e tais TRAIDORES é também necessário desmascar.

joseluz disse...

Que diz o Filipe,da convergência de propostas politicas entre o BE e o PCP,anunciadas por F.Louçã e J. de Sousa,nos recentes "debates que ambos tiveram?
Será apenas pura coincidência eleitoral?
Penso que não se trata só disso,pelo menos J. de Sousa,na sua intervenção final na festa do "Avante",apelou para a unidade e convergência das ditas forças de "esquerda" constitucional,numa clara alusão ao BE e não só...

filipe disse...

José Luz:

De facto, a realidade vivida pelo povo iraquiano, como afinal a história dos povos, confirma que não basta a uma formação política (ou a um indivíduo) afirmar-se "comunista" para o ser.

Quanto ao que refere sobre o BE, repare que, nas suas constantes aparições nas televisões, a sua actividade mais notória é a de "cuco"...
Quanto a alianças, ouviu ou leu, de facto, a intervenção do Jerónimo de Sousa na Festa? Pelo que escreve, fica a dúvida. Mas, se quiser verificar, está na página do PCP.
Aliás, sobre a política de alianças do BE, penso que não há sequer espaço para as suas interrogações. A sua prática, o que afirmam - e, até mais, o que não afirmam e escondem - mostra claramente que não é nos comunistas que o Louçã e afins há muito estão com os olhos postos, quase "vidrados"...
Talvez em breve (após 27/9), infelizmente para os trabalhadores (sobretudo para os que votarem no BE, pois esses ainda serão os enganados da história), venhamos a testemunhar o porquê, por quem, e para o quê o BE verdadeiramente existe, vive e passa o tempo ansiosamente esperando! O "Zé" de Lisboa, comprovadamente, não será a excepção mas a regra.

joseluz disse...

Caro filipe
Várias são as partes, ao longo da sua intervenção que J.de SOUSA,procura justificar a desponibilidade politica do PCP, em encontrar soluções politicas de convergência governativa com outras forças politicas e esta parte parece-me a que melhor explica essa situação,já que o Filipe tem "dúvidas" sobre isso.
Passo então a citar:"Temos dito que seremos governo,se e quando o povo português quiser...isso não significa qualquer pretensão ao exercício exclusivo da governação ou a negação da desponibilidade de sempre do PCP para a convergência e cooperação com outras forças politicas democráticas e sociais na procura de soluções na construção de uma alternativa de esquerda,que tenha como base uma outra politica e que rompa com o ciclo das politicas protagonizadas pelo PS,PSD e CDS/PP".Se isto não é uma ALUSÃO ao BE,então gostaria que me dissesse,de quem se trata?
Quanto às suas propostas politicas de pretensa defesa dos interesses dos trabalhadores e que não diferem das do BE e que se enquadram nos planos da burguesia capitalista,para combater a crise em que está ATOLADA, e que o PCP propõe no seu programa e também anunciadas nessa intervenção,como de "RUPTURA",PATRIÓTICAS e de "ESQUERDA" com as politicas de direita são as seguintes,passo a citar:"Um programa de RUPTURA,PATRIÓTICO e de ESQUERDA que contrapõe ás politicas económicas ao serviço do grande capital,uma nova politica de desenvolvimento económico ao serviço do País e que tem como objectivos centrais:O pleno emprego como a grande prioridade;O crescimento económico,pelo aumento significativo do investimento público e da eficácia e eficiência na utilização dos fundos comunitários,pela ampliação e dinamização do mercado interno,acréscimo das exportações,aumento da competitividade e produtividade das empresas portuguesas e a defesa e afirmação do aparelho produtivo nacional como motor do crescimento económico" Bom,se é isto,que é um NOVO programa de RUPTURA e de ESQUERDA,então,já não sei quais são as diferenças entre o PCP e o BE,(porque propõe a mesma coisa) e os ditos PS,PSD e CDS/PP
Não é por acaso que as ASSOCIAÇÕES do PATRONATO,se dirigem e são recebidas pelo PCP e lhe AGRADECEM todo o seu empenho em defesa das suas empresas e sectores.
Não terá este PROGRAMA, sido escrito,por algum daqueles,que se deixam influênciar pelas vozes vindas do exterior?
Só espero que não concorde com este programa capitalista e que critique severamente os seus autores.
Saudações comunistas para si,Filipe
joseluz
"alutaoperária.wordpress.com"

Anónimo disse...

[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx/][img]http://i048.radikal.ru/0910/57/9a759e833d4a.jpg[/img][/url]

10602 movies of scant DVD status

We secure thousands of the hottest movies you've been waiting to protect! And they're stylish ready in Hi-Def!
These movies are playable on most viewing devices including iPod, PDA (HandHelds), PC, DVD & DivX players.
There are indubitably no limits. Download as much as you penury with incredibly treble speeds. No additional software is required!
Really click on a tie-up, download a flicks and guard it on your favorite player.

[size=4][url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx]Sign Up[/url] today and forget about buying or renting DVDs offline. [/size]


[url=http://movies.aoaoaxxx.ru/][img]http://s43.radikal.ru/i102/0910/9e/0ff505c137e0.jpg[/img][/url]





























[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx][b]TOP 40 BEST Movies:[/b][/url]
Know Thy Enemy
Princess Protection Program
Last Metro, The
Imprint
Naughty Stewardesses
Google Me
007 On Her Majesty's Secret Service
Love N' Dancing
Life Less Ordinary, A
Quid Pro Quo
Guide to Recognizing Your Saints, A
Bad News Bears
Shoot on Sight
Ransom
Material Girls
Pocket Full of Rye, A
Corpse Bride
Atonement
Of Mice and Men
Cleaner
American Pie
Mr. 3000
Jungle Cubs
Creepshow III
Crossroads
Demolition Man
Nowhere
Dragon Tiger Gate
Lionheart
Hocus Pocus


[url=http://skinnerfamily.biz/members/kassianshelkovi.aspx]Room 6 [/url]
[url=http://novinewcomers.com/members/nimaatgaveshin4.aspx]Defiance [/url]
[url=http://cherryvalleylife.com/members/zahidbistrogla.aspx]My Boss's Daughter [/url]
[url=http://freewebhostingtipsonline.com/members/nasihzhemchuzhnij.aspx]Seven Signs of the Apocalypse [/url]
[url=http://navaly.org/members/klimperehodov7.aspx]Sorority Row [/url]
[url=http://exchange.si/members/antonmushketov4.aspx]Ricky Gervais Live 2: Politics [/url]
[url=http://labnet.cc.isel.ipl.pt/members/ilijatrepov21.aspx]How to Be a Serial Killer [/url]
[url=http://ivoroling.nl/members/abdulvahidgli.aspx]Just Business [/url]
[url=http://navaly.org/members/klimperehodov7.aspx]Ilsa, She Wolf of the SS [/url]
[url=http://feedbeast.com/forum/members/mutiolshanniko.aspx]Meet Joe Black [/url]