SÓ NÃO SE ENGANA QUEM CEDE AO MEDO DE CAMINHAR NO DESCONHECIDO - SÓ SE PERDE AQUELE QUE NÃO ESTÁ SEGURO DO RUMO QUE ESCOLHEU.

domingo, 6 de setembro de 2009

O povo hondurenho resiste e luta! Viva a solidariedade internacional!




A marcha na quinta-feira, 3 de setembro.


Eles deixaram o Carrizal, em frente ao quartel dos bombeiros, em Comayagüela. Visitaram várias comunidades e bairros marginais, passando o Carrizal nº. 4, La Ulloa, El Divino Paraíso, Nueva Danli e muitas outros bairros, que só são visitadas a cada quatro anos, quando chega as eleições.
Em seguida, eles caminharam pelo Periférico, entrando finalmente na comunidade centro-américa oeste, onde se concluiu com êxito a caminhada e como de costume, prometeram voltar no dia seguinte, e cada dia que for preciso para retirar os usurpadores do poder.Foi incrível ver homens, mulheres e crianças, a partir dessas comunidades abandonadas a própria sorte, ir ao encontro dos manifestantes gritando-lhes vivas; somando potes e panelas; agitando bandeiras e cartazes com fotos de Mel Zelaya e a Quarta Urna; dando-lhes coragem e gritando: "Adelante, adelante, que la lucha es constante!” em uma demonstração de contagiante alegria.
Os jovens manifestantes pretendiam não grafitar nas casas humildes, mas este objetivo não pôde ser cumprido porque muitas pessoas exigiram que suas casas fossem pintadas com frases contra os golpistas, em uma clara manifestação de repúdio aos Goriletis e de solidariedade com a Frente de Resistência.As demonstrações de carinho aos manifestantes foram tantos, que vimos as pessoas humildes oferecerem água e alguns “burritos” para que os caminhantes pudessem comer algo. Este belo gesto humano diz muito, porque vem de pessoas humildes, que não possuem muitas comodidades básicas. Inclusive, em alguns desses lugares, as pessoas comprar água em tambores para as suas necessidades, mas são mais ricos que qualquer um, por sua clara consciência social.
Por isso e muito mais, é que os(as) Incansáveis, por todo o território nacional, marcham orgulhosos(as), porque entendem que sua luta não é em vão, enquanto houver hondurenhos protestando nas ruas e apoiando nas casas das mulheres valentes, e isso não vão poder deter jamais.A resistência está mais viva do que nunca.
O que a princípio acreditavam os golpistas fosse um passeio de triciclo, complicou-lhes de tal maneira, que o labirinto que Dédalo enfrentou para prender o Minotauro, era mais curto.
A dor, juntamente com o quebra cabeças, que os manifestantes causam nos traidores usurpadores é permanente, porque eles não entendem como é que poderia acontecer este fenômeno social que lhes encurralam. Por isso, fazem até o impensável para parar os manifestantes, até recorrer às bárbaras repressões fascistas, sem nenhum resultado, como as seguintes:
a) Assassinam os manifestantes acreditando que com isto poderiam lhes parar, mas o resultado dessas ações foi o oposto do que esperavam, pois por um que mataram, saem cem nas ruas, mais furiosos do que nunca.
b) Mentem todos os dias, por seus meios de comunicação ruins, mas o povo não cai na armadilha, porque aprendeu a diferenciar a água do lodo. Eles enviam mensagens subliminares a cada dia e não obtêm resultados, porque as pessoas deixaram os dias de obscurantismo.
c) Os politiqueiros golpistas, iniciaram a campanha eleitoral, colocando anúncios publicitários e, ao invés, os hondurenhos lhes recebem com ovos e tomates, e os anúncios desaparecem.
d) Raptaram, algemaram e deram o golpe de Estado contra o presidente Mel, e obtiveram com isso, que sua digna esposa, a Primeira Dama Sra. Xiomara Castro de Zelaya, e sua filha, carinhosamente chamada de "La Pichu", juntamente com o povo, tomassem as ruas para protestar vigorosamente.
e) Dizem aos quatro ventos que em Honduras não ocorre nada, que vivemos em um paraíso de leite e mel, mas também há greve ao alcance das vistas, os preços sobem, os combustíveis também, e os “invisíveis” manifestantes, junto à comunidade internacional, estão lhes estrangulando.
f) Alegam que o que fizeram foi uma "sucessão presidencial”, mas em vez disso, o mundo condena-os, afirmando que se trata de um golpe.
Em conclusão, estão com a corda no pescoço, porque um povo decidido a lutar pelos seus direitos, não pode ser parado, tanto assim que a revolução social desencadeada, que tanta falta fazia a Honduras, se encontra mais viva do que nunca, na resistência constante pelas ruas hondurenhas.

“La lucha sigue, el ideal morazánico está más presente que nunca en la batalla diaria!”
União dos Escritores e Artistas de Honduras (UEAH), membro da Frente Nacional de golpe contra.
Original em: HIBUERAS
in http://convencao2009.blogspot.com/Tradução: Robson Ceron.

3 comentários:

joaquim d'Odemira disse...

Para complementar achei muita piada a este vídeo e a esta criança http://www.rebelion.org/noticia.php?id=91242

É a primeira vez que estou no blog

saudações
joaquim d'Odemira

filipe disse...

Joaquim d'Odemira:

Grato pela visita - e pelo envio deste vídeo, realmente impressionante, também pela dimensão do comício.
E retribuo as saudações. Até mais.

Fernando Samuel disse...

Por cá, nenhum jornal, radio ou televisão fala das Honduras - a excepção é, naturalmente, o Avante!

Um abraço.